Os Melhores Filmes Nacionais de Todos os Tempos - Apenas Comento

Posts

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Os Melhores Filmes Nacionais de Todos os Tempos - Apenas Comento

Os Melhores Filmes Nacionais de Todos os Tempos - Apenas Comento

 O cinema nacional sempre produziu ótimos filmes, mesmo com pouco recursos e incentivo nos deu grandes obras de artes. Dentre eles, destacamos algumas preciosidades, daqueles que todo mundo que curte a 7ª Arte tem que conhecer.

Cidade de Deus (2002)
Trailer do Filme Cidade de Deus (YouTube/Reprodução)

É um filme de ação, adaptado do livro escrito por Paulo Lins que leva o mesmo nome. O filme foi dirigido por Fernando Meirelles, que decidiu contratar atores não profissionais para fazer parte do filme, pois, estava em busca do realismo. O filme foi indicado a quatro Oscar, incluindo o de melhor diretor e roteiro adaptado.

O filme se passa na favela Cidade de Deus, no início dos anos 70, e conta a história de Buscapé (Alexandre Rodrigues) morador da favela mais violenta da cidade. Com medo de seu destino ser o mesmo da maioria dos jovens da sua idade, ele encontra na fotografia uma maneira de se escapar dessa vida. Com todo o seu talento, ele passa a registrar o dia a dia da comunidade, o que dá a ele um emprego no jornal.

Central do Brasil (1998)
Filme Central do Brasil (Reprodução/YouTube)

O filme foi dirigido por Walter Salles, interpretado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira. O filme recebeu indicações para o Oscar de Melhor Atriz, Urso de Ouro, Prêmio Globo de Ouro: Melhor Filme Estrangeiro e entre outros prêmios.

O filme conta a história de Dora, uma mulher que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Um dia ela conhece Josué, filho de uma das suas clientes que acaba morrendo em um acidente de ônibus. Dora, reluta para cuidar da criança, mas acaba se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

O Auto da Compadecida (2000)

Filme O Auto da Compadecida (Reprodução/YouTube)

É uma adaptação de uma peça teatral, escrita pelo autor Ariano Suassuna, em 1955. O filme teve a direção de Guel Arraes e contou com um elenco de peso com Fernanda Montenegro, Selton Mello, Paulo Goulart e entre outros.

O filme conta com a dupla, João Grilo (Matheus Nachtergaele) e seu melhor amigo Chicó(Selton Mello), ambos lutam pelo pão de cada dia enganado todo o povo que vive no pequeno vilarejo.

O Pagador de Promessas (1962)
Filme O Pagador de Promessas (Reprodução/YouTube)

Foi baseado a uma peça teatral escrita pelo dramaturgo Dias Gomes, o filme teve a direção de Anselmo Duarte. O filme acabou sendo indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro (1963) e ao Festival de Cannes (1962) conquistando a aclamada Palma de Ouro.

Conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar), que decide fazer uma promessa para que seu burro que foi atingido por um raio consiga sobreviver. Com o animal já salvo, Zé decide cumprir a promessa vendendo metade de seu sítio e percorrendo um caminho rumo a Salvador com uma cruz em sua costa.

Eles Não Usam Black Tie (1981)
Filme Eles Não Usam Black Tie (Reprodução/YouTube)

O filme é uma adaptação da peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri. O filme acabou recebendo vários prêmios de festivais internacionais, como no Festival de Veneza. O filme contou com um elenco de peso composta por como Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes e Flávio Guarnieri, como filho mais novo de Fernanda e Guarnieri, entre outros.

O filme se passa em São Paulo, em 1980. Conta a história de Tião e Maria que ao descobrir que estava grávida decidem se casar. Ao mesmo tempo, em que inicia um movimento grevista que divide os trabalhadores. Preocupados em perder o emprego, Tião decide ir na contra mão da greve, o que acaba gerando grandes conflitos familiares, já que seu pai era um militante sindical que passou três anos na cadeia por conta do golpe militar.

Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980)
Filme Pixote, a Lei do Mais Fraco (Reprodução/YouTube)

Dirigido por Hector Babenco, e baseado no livro Infância dos Mortos escrito por José Louzeiro. O filme conta a história de uma criança abandonada aos 11 anos que vive na rua após a fuga de um reformatório, onde aprendeu bastante sobre o crime ao conviver com todos os tipos de delinquentes. Essa história se passa no Rio de Janeiro onde ele atua como traficante, assassino e, até, cafetão. O filme foi indicado ao Globo de Ouro como o Melhor Filme Estrangeiro.

Tropa de Elite (2007)
Trailer do Filme Tropa de Elite (Reprodução/YouTube)

Uma das produções mais memoráveis com a direção de José Padilha. O filme conta a história do Nascimento(Wagner Moura), capitão da tropa de elite do Bope, no Rio de Janeiro, Onde ele está em busca de um substituto para seu cargo. O filme acaba embasando a forte corrupção nos batalhões, as milícias, o trabalho passado que os policias enfrentam e a criminalidade.

O filme teve uma continuação em 2010, Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro, o filme veio com outra temática menos violenta o colocando como vilão da história o próprio sistema.

Postar um comentário

0 Comentários